terça-feira, 12 de maio de 2009

Monstro!!! Simplesmente Magistral... Marcos

Cresce cara... ele tá tremendo... vamos Marcão... pegou... pqp é o melhor goleiro do Brasil, Marcos... para quem ainda duvida de Marcos (como certos amigos corintianos que acham que Dida é melhor ou são paulinos que acham que Ceni é melhor), ele deu mais uma prova que é "Monstro"... esta é a sétima vez que Marcos garante a passagem do Verdão a uma nova fase da libertadores.... Merece um busto!!! É um herói... obrigado Deus.... obrigado São Marcos

Em tempo
Luxemburgo quase pois tudo a perder quando substituiu Diego Souza por um insosso William... outro ponto: Keirrisson precisa entrar no jogo e Mozart... sem comentários...

Força Verdão!!!

Ultimo Capitulo...

Hoje temos o último capítulo, imperdível.... calma, não estou falando de novela, mas sim de um embate que começou há quase 1 ano atrás entre Palmeiras e Sport... na ocasião, pela Copa do Brasil, o time de Recife levou a melhor após uma sonora goleada aplicada sobre o Verdão na Ilha... mesmo palco que logo mais receberá os dois times para a decisão de uma vaga para as oitavas da Libertadores.... Como sempre, estaremos na Pizzaria Refugio em SCS roendo as unhas e torcendo pelo Verdão... Forza Palmeiras

Nilmar
Que pintura o gol do Nilmar... simplesmente deixou mais da metade do time da marginal sem número para trás... e, com uma finalização de pé direito, venceu o arqueiro Felipe... só quero saber se a curintianaiada vai insister em dizer que continua invicto já q não jogou com time completo...

Caiu do céu
O São Paulo foi beneficiado pela gripe suína e vai disputar as quartas de final sem passar pelas oitavas... na ultima vez que vi um time entrando pelas portas do fundo (Corinthians, 2000), o mesmo ganhou... espero que isto não aconteça... seria uma injustiça!!!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Acabou o primeiro tempo...

Este primeiro tempo entre Palmeiras e Sport foi um verdadeiro tabuleiro de xadrez onde cada movimento era bloqueado... Luxa tentou entrar com um esquema onde haviam 4 atacantes se movimentando constantemente afim de confundir a zaga do Sport e propiciar um sufoco na saída de bola... funcionou até os 10 minutos, onde Keirrisson mandou uma bola na trave... depois disto, o Sport encaixou a marcação reduzindo o espaço entre as duas linhas de 4... Isto foi favorecido por uma falta de interesse (e até medo) do atacane Marquinhos o qual não é sombra do atacante que atuou no Vitória e pela falta de ritmo de Willians... o final do primeiro tempo no Palestra foi complicado...

Segundo tempo
Luxa demorou mais de 20 minutos para entender que sua solução tática não tinha mais efeito... após isto, colocou o "pé quente"Ortigol o qual, em menos de 10 minutos em campo, conseguiu arranjar a expulsão do volante Hamilton do Sport e logo depois fazer o gol... sobrou tempo para para Diego Souza meter mais uma bola na trave.... Nada está resolvido, mas este gol abre uma série de oportunidades.... Graças à Deus!!!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Barcelona: que lição de futebol

Há 27 anos atrás, lembro de ter assistido minha primeira copa do mundo. Naquela época, me apaixonei por aquilo que alguns chamaram de futebol-arte... não canso de assistir àqueles gols que Zico, Sócrates, Éder, Falcão, Junior e cia. fizeram... não só os gols, mas as jogadas... sou do tipo que gosta do todo (não só da finalização)... a construção das jogadas é algo fantástico... quem não lembra do gol do Falcão contra a Itália? Naquela jogada, Cerezo passa correndo pela ponta direita levando consigo dois marcadores, Falcão puxa para o meio e solta a perna... ou no lance do gol de Éder contra a União Soviética... Paulo Isidoro toca da direita para o meio, Sócrates faz o corta luz e Éder, com uma leve petecada, solta um petardo que deixou o goleiro Dasaiev parado... Ao longo deste 27 anos pude ver alguns vislumbres deste futebol bem jogado: Seleção de 86, Guarani de 86, São Paulo 92, Palmeiras 93/94, Palmeiras 96, Corinthians 2000, Santos 2002, Cruzeiro 2003... no plano mundial: Milan 89/90, Barcelona 94, Real Madri 2001/2, Barcelona 2005/6... Mas nenhum time chegou tão próximo daquele Brasil de 82 quanto este Barcelona de Eto'o, Henry, Messi, Xavi, Iniesta, Daniel Marques e cia. Sábado pudemos ter uma lição de futebol... após um empate com o Chelsea onde o técnico Gus Hiddick conseguiu armar um ferrolho e parar a máquina, todos diziam que o Barça era um time que só se impunha em seus dominios contra os fracos times espanhóis... pois bem, com uma alteração simples, o técnico Guardiola (Barcelona) deu um nó no esquema tático do técnico Juande Ramos e assombrou o Santiago Bernabeu: ele colocou o maestro Messi no meio (ao lado dos eficientes Xavi e Iniesta) e deslocou Eto'o e Henry para as pontas.... resultado, o Barcelona dominou o meio campo e, com jogadas em diagonais por trás da linha de marcação do Real, destruiu a nau Real... com um futebol envolvente e exuberante, o Barça deu uma lição de futebol!!! Espero que Luxemburgo possa aprender algo com isto.

Risoto de Cogumelos

Na nossa ultima incursão sob o mundo da culinária, dei um rápido giro sobre o glossário culinário. Agora é hora da prática! Segue uma receita que provei no Restaurante Tutto Riso de Porto Alegre e que, este mês foi publicada na revista Men's Health de Abril/09. Aproveito para agradecer a simpátia com que sempre sou recebido pela chef Paula Santos neste pitoresco restaurante:

Ingredientes:
- 300g de arroz carnaroli (este arroz tem grão pequeno e fino e um tempo de cocção um pouco maior do que o do arbório. Mas garante boa cremosidade. É o preferido dos italianos)
- 700 ml de brodo de legumes
- 80g de shimeji
- 80g de hiratake
- 40g de cogumelos paris
- 80g de cogumelos porcini secos e hidratados no vinho
- 100 ml de vinho branco seco
- 1/2 cebola picada
- Azeite, sal, pimenta e parmesão à gosto

Modo de fazer:
corte os funghis em tiras e refogue em azeite, sal e pimenta. Reserve. Em outra panela, refoque a cebola em azeite. Quando estiver transparente, acrescente o arroz e o vinho e deixe até evaporar. Mexendo, adicione o caldo de legumes. Junte os funghis. Ao ficar cremoso, em cerca de seis minutos, desligue o fogo e acrescente queijo parmesão.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

5 segundos...

Chuta Cleyton, chuta moleque... pelo amor de Deus, chuta... 5 segundos... foi o tempo que a bola viajou... levando consigo o sonho de cada palmeirense... 5 segundos de puro silêncio, um silêncio agonizante, um silêncio sepulcral... o chute saiu da intermediária direita... depois de ajeitar a bola e se desvencilhar do adversário, a bola saiu... dos pés do cara que não tinha acertado sequer um lance durante 86 minutos de jogo... lembro que 1 minuto antes, após cabeçada do Mauricio Ramos, virei e disse - "hoje a bola não vai entrar" - não vou mentir, após um primeiro tempo onde o Palmeiras dominou o Colo Colo, acertou duas vezes a trave e criou as melhores jogadas... o segundo tempo começou com a saída do Wendel e a entrada do Willians... Luxemburgo, o estrategista, acabara de dar um tiro no pé e abrir uma avenida pela direita... o Colo Colo equilibrou e passou a dominar o jogo... à partir daí os deuses do futebol começaram a agir... Pierre, o leão, saiu machucado aos 15 minutos... Marcão foi expulso de forma infantil antes dos 20 minutos... e Diego Animal Souza, após uma bicicleta sem roda, saiu atordoado... tudo levava a crer que o Palmeiras não ia chegar a lugar algum... aí veio o chute... aí vieram 5 segundos... e com isso a explosão... e, como disse José Silvério, "e que golaço, e que golaço!!!!"... já vi este filme...

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Musica ao vivo: violão, carron e voz

Em breve teremos uma novidade para os amigos e amigas que curtem musica no formato acústico... já está no forno um projeto que eu e alguns amigos temos que será releituras de alguns hits em violão, carron e voz tocados em bares no ABC... aguardem!!!

Festival Gastronomico em Campos do Jordão

Para quem quiser apreciar uma culinária um pouco diferente, desde o final da semana passada até o dia 21 de Maio ocorrerá o Festival Gastronômico com Pinhão em Campos do Jordão. Se vc não gosta deste ingrediente, vá pelo menos para apreciar as belezas da Serra da Mantiquera... Espetacular!!! Caso queiram dica de pousada, é só pedir.

Bispo

Hoje é dia de decisão... espero que a gripe suina ajude derrubar o Colo Colo

Dia de decisão é assim mesmo... nervos à flor da pele a medida que o horário do jogo se aproxima... para o jovem time do Palmeiras formado há bem pouco mais de três meses, pode representar o semestre... fui ao jogo de ida no Palestra e, se não fosse o nervosismo da decisão, diria que o Palmeiras tem plenas condições de passar o carro no Colo Colo.... mas é decisão e, qualquer erro pode por todo um trabalho no chão... só me resta torcer!!! Força Verdão...

Refúgio
Aos Palmeirenses do ABC, temos encontro marcado na pizzaria Refúgio em São Caetano do Sul (próximo à Amazonas com Goiás). Tradicional refúgio palmeirense, muito agradável e com uma pizza que é uma delícia! Paga-se R$20,00 (consumíveis)... não esqueça de ir com o Manto Sagrado!!

Cabeça de área por música
Confesso que as vezes que vi o Mozart (novo contratado do Verdão) jogar (seja na Seleção, seja no Flamengo), não me empolguei... para mim não passa de um jogador esforçado! Porém, acho ele melhor do que o Cadeirudo (Jumar)... vcs poderiam dizer: até um cone é melhor do que o Jumar!
Já tem gente dizendo que nosso meio de campo é musical: o Pierre carrega o piano e o Mozart toca (é, eu sei! piada sem graça!!!)

Dica quente
À partir de amanhã irei colocar um link de um amigo sobre bolsa de valores... o blog é muito bom e feito por alguém extremamente inteligente... vale a pena conferir

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Virada Cultural 2009

Pra quem no feriado pretende ficar em SP há uma grande oportunidade de se divertir com baixo custo! Virada Cultural. Mais informações através do site:

www.viradacultural.org

Dica de Cinema: Ele não está tão afim de você

Quem nunca teve uma decepção amorosa? Quem, em tempos de internet, celular e outras "tecnologias", nunca teve uma "neura" de ficar olhando o celular, o orkut, o blog, etc... afim de verificar se alguém deixou uma mensagem ou ligou? Pois bem, se vc nunca teve isto então pare agora sua leitura... por outro lado, se vc partilha deste universo caótico de quem se encontra sozinho, de quem tomou um pé e que está meio que perdido, então sugiro que vc vá assistir à uma deliciosa comédia romantica dirigida por Drew Barrimore (as panteras). O filme fala dos problemas sentimentais de um grupo de jovens amigos, enquanto eles permanecem solteiros ou tentam manter seus casamentos. Vale boas risadas e, por que não, reflexão.

domingo, 26 de abril de 2009

O Santos era Brasil... Ronaldo é Fenômeno

Sou Palmeirense... quem me conhece sabe o nível de stress que fico durante o jogo do Verdão... quantos palavrões falo, etc... mas sou amante do futebol bem jogado... tanto é que prefiro o futebol da seleção de 82 ao lugar comum da de 94... não vi Pelé, Garrincha, Ademir "divino" da Guia, Rivelino, Cruiff e outros tantos monstros sagrados do futebol jogar... mas vi Zico, Falcão, Junior, Rivaldo, Edmundo, Djalminha, Alex, Romário... pensando em futebol mundial, Zidane, Ibrahimovic, Cristiano Ronaldo, Kaka e Messi... estou assombrado, Ronaldo me fez lembrar aquela brincadeira de moleque quando tinhamos um cara muito bom no time, dizíamos: "somos nóis e fulano de tal contra a rapa!"... foi isto que vimos hoje! O cara tocou na bola três vezes!!! Três vezes... um lançamento, um domínio (fora do comum) com direito à gol e um golaço...

Há algum tempo atrás, Parreira cunhou uma frase na qual foi mal compreendido: gol é um mero detalhe!!! Ronaldo comprovou isto hoje... a jogada que Ronaldo fez hoje, transformou o balançar das redes em um mero detalhe... e que detalhe! Foi uma verdadeira pintura... Espero que Neymar com sua chuteira colorida (mas com futebol sem objetividade) e Kléber Pereira com sua falta de pontaria tenham aprendido algo sobre arte e gol... torço para que Keirrisson, Washington e outros tantos atacantes que parecem que estão lutando com a bola tenham visto o jogo de hoje! Espero que o Santos ganhe o próximo jogo!!!

sábado, 25 de abril de 2009

Paulistão 2009: nesta final, Santos é Brasil

À partir de amanhã teremos dois embates pela final do campeonato paulista 2009. De um lado, o invicto há 44 jogos, Corinthians, do outro, um imprevisivel Santos que na mesma semana derrota o favorito Palmeiras em pleno Palestra e depois perde de forma patética para o CSA de Alagoas... Além disso, temos um Ronaldo em melhor forma e mostrando que pode ser decisivo... do outro, há um instável Fabio Costa, que pode ser decisivo, tanto do lado bom (com ótimas defesas) como do lado ruim (saindo de forma destrambelhada).... de qualquer forma, será um bom jogo, onde o Santos terá o compromisso de representar o Brasil... Como diria Galvão Bueno, o Santos é Brasil...

Eu fui... Rota do Acarajé

Ontem à noite estive na Rota do Acarajé um pequeno restaurante enclavado no bairro de Santa Cecilia em São Paulo. Este pedaço da Bahia em São Paulo é um atrativo à parte... uma das prerrogativas lá é curtir sem pressa (afinal de contas, estamos falando de Bahia, meu rei!)... se der sorte, vc pode pegar uma das mesas próxima à cozinha onde, enquanto espera seu pedido ser preparado, pode apreciar o mesmo ser feito pelas habilidosas e simpáticas "bahianas".

Se você é marinheiro de primeira viagem na rica culinária bahiana, sugiro começar com o saboroso acarajé no prato (Um crocante bolinho de feijão-fradinho cortado, acompanhado de vatapá, caruru, camarão e salada) ou o cuscuz... deliciosos!!! Para beber, uma caipirinha de maracujá com pimenta rosa de entrada e a sempre gelada cerveja... Caso queira experimentar outros pratos pode pedir o arrumadinho de carne seca, baião de dois com carne seca ou a deliciosa moqueca de peixe... mas não se preocupe, há um cardápio vasto (e também postado nas paredes e geladeira do lugar de forma divertidissima) que fará com que você queira voltar!

Para fechar, sugiro sorvete de creme com tapioca.... sem comentários!

Caso queira saber mais, segue o link da página deles na Internet: http://www.rotadoacaraje.com.br/

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Paulistas na Libertadores e Copa do Brasil

Copa do Brasil - Santos cai diante do CSA
O Santos que jogou hoje contra o CSA parece ter gastado todo seu futebol contra o Palmeiras. O que se viu foi um time sem criatividade com uma série de erros de finalizações (principalmente Kléber Pereira) e extremamente nervoso. Acho que esta eliminação pode custar o Paulista. Quem agradece é o Corinthians!!!

Libertadores - São Paulo ganha novamente com futebol medíocre
O São Paulo está nas oitavas e isto é fato, mas que futebolzinho mais sem graça e previsivel!!! Os são paulinos podem até se defender dizendo que estão classificados, que são tri-campeões, etc... mas no fundo sabem que tem um time sem sal nem açucar que conseguiu vencer um time reserva do América de Cali (sem técnico) na bacia das almas... se continuar deste jeito cai de novo no mata-mata

Libertadores 2 - Palmeiras precisa vencer o Colo Colo no Chile na próxima semana
Luxemburgo tem uma semana para corrigir erros no sistema defensivo e criar alternativas de ataque se quiser continuar na Libertadores... com a derrota do Colo Colo para o Sport hoje, o Palmeiras vai para Santiago atrás de uma vitória simples... haja coração... Palestrinos do ABC: temos um encontro marcado na Quarta na Pizzaria Refúgio... Avante Verdão

Extra - como é incrivel ver o Barcelona jogar e, sem Messi, meteu 4 no Sevilha (terceiro colocado do Espanhol)... se cuida Chelsea!!!

Cozinhar pode se tornar algo prazeroso

Há pouco mais de 2 anos atrás, meu repertório na cozinha se limitava ao máximo em fritar um "bife" com direito a muito óleo e algumas queimaduras... mas depois de ganhar um livro (quase uma biblia com mais de mil receitas) e me enveredar pela cozinha, descobri o quão prazeroso é cozinhar. É quase uma terapia (ainda mais depois de abrir um vinho ou cerveja e ligar um rádio)



Se você ainda tem dificuldades com a cozinha e sua namorada, mulher, etc... ou namorado, marido, etc... não aguenta mais comer comida congelada ou comprada, este espaço o ajudará!



Antes de passar qualquer receita, é fundamental um "glossário" culinário com as principais técnicas culinárias (*):



Assar: processo de cozimento com calor seco e direto, no forno, na grelha ou no espeto, em que o alimento é tostado até adquirir uma crosta externa que impede a saída do suco , deixando-o úmido e cozido por dentro. No caso de carnes é indicado apenas para as grandes e tenras. O alimento pode ser regado algumas vezes com um molho , caldo ou vinha d'alhos durante o processo.



Cozer: método que consiste em cozinhar em água ou em qualquer outro liquido, mergulhando o alimento ou mantendo-o no vapor



Flambar: técnica usada para "passar pela chama" certos alimentos. Adiciona-se ao prato uma quantidade de bebida, em geral conhaque ou rum, ateando-se fogo em seguida. Nesse processo, o alcool evapora, deixando o alimento com o sabor e o aroma da bebida. Pode-se flambar o prato durante o cozimento ou apenas no momento de servir e, aquecendo-se a bebida em uma concha de metal e colocando fogo em seguida, para derramá-la incandescente sobre o prato



Fritar: técnica culinária que permite cozinhar um alimento em gordura, em temperatura muito elevada.



Refogar: é um método de cozimento que emprega calor úmido, por meio do qual o alimento é parcialmente assado e cozido em pouco líquido. É ferver na gordura com temperos como cebola, alho e cheiro verde carnes, aves, peixes ou legumes, até ficarem macios e dourados. Na cozinha mineira, chama-se afogar



Nas próximas postagens trarei algumas receitas



(*) Fonte: O Grande Livro de Receitas de Claudia

terça-feira, 21 de abril de 2009

Com raça mas sem repertório

O que se viu hoje no Palestra foi um time aguerrido que, após dois jogos de pura sonolência (Sport e Santos), voltou a vibrar. Luxemburgo alterou o sistema de jogo que ora vinha no 3-5-2, ora vinha no 4-4-2, para um esquema não muito usual no Brasil: 0 3-4-3.

Pressão
No inicio do jogo ficou claro que o Palmeiras iria utilizar a marcação sobre pressão para forçar um erro da LDU, com Diego Souza pela Direita (ora transitando pelo meio), Keirrison pelo meio (e acordado) e Lenny pela esquerda (flutuando pela direita). O esquema funcionou até certo ponto e, se não fosse por uma ótima defesa de Cebalios em um chute à queima roupa de Keirrison, o Palmeiras teria aberto o placar logo no começo. Só que, com o passar do tempo, a LDU encaixou a marcação e bloqueou o jogo do Palmeiras impedindo o jogo rápido. Aí o que se viu foi o velho Palmeiras sem muita criatividade e dependente de um Fabinho Capixaba que não agride nem marca. Com isso, a LDU adiantou sua linha de marcação e começou a importunar o Verdão (inclusive com uma bola na trave)

Segundo Tempo
Na volta, Luxemburgo tirou um inutil Capixaba e colocou Marquinhos, deslocando Cleiton Xavier para a ala direita. Após um escanteio pela esquerda veio o gol e o alivio. À partir daí o Palmeiras controlou o jogo (e os nervos!) e aos 37, após um falta magistral de Diego Souza, veio o segundo gol.

Sem Repertório
O que ficou claro na vitória de hoje é que aquela velocidade do inicio do ano do Palmeiras já não existe mais. Com isso, o time ficou previsível e fácil de marcar. Quem acompanhou os últimos jogos do Palmeiras percebeu que quase todas as jogadas acabam morrendo nos pés de Fabinho Capixaba, um ala que não agride nem marca! Se quiser prosseguir na Libertadores, o Palmeiras precisa urgentemente de um novo repertório (tiros de média distância, jogadas pela ala e alteração do sentido de jogo) e de uma melhora no sistema defensivo (tanto no miolo de zaga quanto na ala direita, uma verdadeira avenida). Talvez a entrada de Wendel (que não é lá um grande jogador mas que sabe marcar) seja uma saída para a questão da ala direita. A nota ruim do jogo foi a lesão de Sandro Silva que poderá ficar até 3 meses sem jogar. Um destaque bom foi de novo a participação de Diego Souza. Aos poucos ele vai assumindo a liderança do time.